Cassiano Ricardo


Patrono da Academia Joseense de Letras

Cadeira Nº 1

Veja mais no Wikipédia

Cassiano Ricardo nasceu a 26 de julho de 1895, em São José dos Campos. Sua infância se dividiu entre a pequena fazenda de seus pais, modestos lavradores, chamada Fazenda Santa Teresa, em Vargem Grande, além do Paraíba e do Buquira e a cidade de São José dos Campos.

Na cidade, estudou as primeiras letras no Grupo Escolar Olympio Catão, que ficava num casarão ao lado da Igreja Matriz. Desde os 9 anos ele “se meteu a poeta.” (palavras suas)

Disse que “o exemplo estava em casa, já que sua mãe Minervina e seu tio Manuel Ricardo “tinham a mente às musas dada.” (palavras suas) Seu primeiro jornal foi O IDEAL, todo manuscrito e em letra de forma, cujo primeiro número foi “publicado” em 18 de outubro de 1904, quando ele tinha 9 anos de idade.

Foi eleito para a Cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras em 1937 e tomou posse em 28 de dezembro do mesmo ano. Advogado e jornalista, ele participou de diversas publicações e fundou alguns jornais. Foi Chefe do Escritório Comercial do Brasil em Paris e ocupou outros cargos públicos nos anos seguintes.

Pertenceu ao Conselho Federal de Cultura, à Academia Brasileira de Letras e à Academia Paulista de Letras. Tanto na Academia Brasileira como na Academia Paulista teve participação importante na reforma do Estatuto com o processo de eleição modificado para inscrição do candidato e por indicação de acadêmicos.

Teve muitos livros publicados e recebeu muitos prêmios e homenagens de órgãos públicos e entidades privadas. Em São José dos Campos é o patrono da Academia Joseense de Letras, cuja Cadeira nº 1 ostenta seu nome. Além disso, o órgão público gestor da cultura na cidade, a Fundação Cultural, leva seu nome, que também é dado à principal Biblioteca Pública, assim como uma avenida no Parque Residencial Aquarius, um Centro Cultural e a tradicional Semana Cassiano Ricardo, que acontece desde 1967, quando São José dos Campos completava 200 anos de idade.

Cassiano Ricardo faleceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de janeiro de 1974.