01. DOS OBJETIVOS
Incentivar a prática da e descobrir novos trovadores, mantendo a cultura num patamar elevado por meio desta modalidade poética.
02. CONCEITO
A é poesia com 4 versos septassílabos, rimando o 1º com o 3º e o 2º verso com o 4º, tendo sentido completo.
O poeta Fernando Pessoa afirmou: “a trova é o vaso de flores que o povo põe à janela de sua alma.”
03. DA ABORDAGEM
Levar a Coordenação e os professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação e da Rede Particular, a divulgarem e incentivarem a produção de de acordo com as normas da UBT Nacional (União Brasileira de Trovadores), tornando-se também multiplicadores de oficinas e adotando esse gênero poético como um valioso instrumento de educação e cultura.
Além disso, despertar a sensibilidade da criança e do jovem e o gosto pela poesia, especificamente, pela , levando-o a expressar-se de forma simples, clara, objetiva e resumida, desenvolvendo sua capacidade de síntese, de pesquisa, seu pensamento lógico, curiosidade, com o consequente crescimento intelectual, para uma saudável inserção no meio social em que vive.
04. DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS E AVALIAÇÕES
OFICINAS de TROVAS e PALESTRAS com CONCURSOS INTERNOS nas escolas públicas e/ou particulares do município de São José dos Campos.
05. PARCERIAS
O desenvolvimento do PRÊMIO JOVEM TROVADOR poderá contar com a parceria da SECRETARIA MUNICIPAL E/OU ESTADUAL DE EDUCAÇÃO de São José dos Campos e/ou da UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES – Seção São José dos Campos.
06. DO REGULAMENTO
O Regulamento será publicado em edital pelos meios eletrônicos e físicos disponíveis.